Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
O pioneiro que amava o cinema
Voltar

O pioneiro que amava o cinema

De origem sírio-libanesa, o goiano Abdala Carim Nabut chegou em Brasília ainda durante a construção da cidade, transportando combustível para as máquinas da nova capital. Com o passar dos anos, tornou-se um importante e influente empresário do ramo da construção civil e do mercado imobiliário. Apaixonado por cinema, construiu algumas das primeiras salas da cidade, como o Cine Karim (uma variação de seu sobrenome), inaugurado em 1969 na 110/111 Sul, o Cine Márcia, no Conjunto Nacional, além das salas Miguel Nabut e Badya Helou, ambas no Conic. Em sua casa, no Lago Sul, havia uma sala de projeção com 50 lugares, onde ele convidava os amigos para assistir aos filmes antes de chegarem oficialmente aos cinemas.

Além das atividades como empresário, Abdala presidiu a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e foi secretário de Transportes durante o governo Joaquim Roriz, em 1999.

O Cine Karim fechou em 2000, dando lugar a um bar. Atualmente, o espaço é ocupado por uma academia de ginástica. O Cine Márcia encerrou as atividades em 2005, substituído por uma loja de departamentos. E, no lugar das salas de cinema do Conic, estão igrejas evangélicas.

Nabut morreu no dia 4 de novembro de 2016, aos 85 anos.

Compartilhar

Indicações para você

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet