Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
A história de Brasília começou 137 anos antes da inauguração
Voltar

A história de Brasília começou 137 anos antes da inauguração

Brasília foi inaugurada em 1960, mas sua história começou ainda na época do Brasil Colônia, pois já havia a ideia de levar a capital do País para a região central, para evitar ataques pelo mar. A ideia ganhou força no Império. Em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como Patriarca da Independência, reforçou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e sugeriu pela primeira vez o nome Brasília.

Em 1883, o sacerdote católico italiano Dom Bosco sonhou que visitava a América do Sul e, em seu relato, publicado no livro Memórias Biográficas de São João Bosco, relatou o que viu: “Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse, então, uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”

A visão acabou sendo interpretada como uma premonição do local em que deveria ser construída a nova capital do Brasil. Mas ela começou a ser viabilizada somente em 1891 quando a determinação de sua área foi incluída na primeira Constituição da República Brasileira.

No ano seguinte, um grupo de cientistas foi enviado para explorar o Planalto Central e demarcar a área. Chefiada por Louis Ferdinand Cruls, a expedição ficou conhecida como Missão Cruls. A região foi nomeada como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do quadradinho, como é chamado o mapa da cidade.

A pedra fundamental do novo centro do poder brasileiro foi lançada em 1922, no centenário da Independência, próximo a Planaltina, atual região administrativa do DF (foto).

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o presidente da República Juscelino Kubitschek deu início de fato à realização do projeto. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou, Brasília começou a ser erguida. (Com informações do governo do Distrito Federal)

* Foto: Plínio, A Noite/Reprodução

Para quem quiser saber mais sobre as histórias e curiosidades da capital federal, acompanhe nossos parceiros Histórias de Brasília, de João Carlos Amador, e Minha Brasília, de Daniel Zukko.

Compartilhar

Veja mais

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet