Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
Carnaval 2019: dicas para uma folia mais segura e alegre
Voltar

Carnaval 2019: dicas para uma folia mais segura e alegre

O carnaval chegou e, com ele, surgem algumas dúvidas sobre o que levar, vestir ou até mesmo calçar. Nos dias de festa, cuidados com a segurança, saúde e alimentação devem ser primordiais. Pensando nisso, o Brasília City elencou algumas dicas que podem te ajudar a curtir a folia com mais tranquilidade e conforto.

Priorize sua segurança

Essa é a dica mais importante. Durante as festas de carnaval, é comum ocorrerem furtos e brigas. Por isso, é aconselhável seguir algumas recomendações para se prevenir de casos como esses.

O major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Michello Bueno orienta as pessoas a evitarem levar garrafas ou copos de vidro, pedaços de madeira e outros objetos que possam ser usados em brigas. Além disso, ele explica que um dos motivos que instigam a violência nos bloquinhos é a não aceitação dos foliões em cumprir o horário de encerramento da festa. “Muita gente acaba não aceitando e cria confusão.”

Outra recomendação é sobre o uso de celulares. “Leve um aparelho menor e que não chame a atenção, pois existem quadrilhas especializadas em furtar celular em festas. Se não tiver como, guarde o objeto em um bolso apertado, com zíper de preferência”, ressalta.

Mas caso você seja furtado, o primeiro passo, segundo o major, é chamar o policial mais próximo, que fará a busca. Se não achar, deve-se fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet.

O cuidado com as crianças também é essencial durante o carnaval. Por isso, os pais podem imprimir gratuitamente a carteirinha de identificação dos pequenos no site da PMDF. Elas também serão entregues em todos os postos do Na Hora.

Pais, mães ou responsáveis podem ainda solicitar pulseirinhas de identificação em qualquer Posto de Identificação Infantil e nos Postos da Polícia Militar que estarão localizados nos bloquinhos de carnaval infantil públicos.

Encare o trânsito com tranquilidade

Para quem fará uso do transporte público para se deslocar até os blocos, confira com antecedência as linhas de ônibus do DF que darão acesso aos Setores Carnavalescos (lugares oficiais onde ocorrerão as festas). Os setores contarão com banheiros, segurança e atendimento médico e estarão instalados no Plano Piloto (Setor Comercial Sul, Praça dos Prazeres e área externa do Estádio Mané Garrincha); um no Taguaparque, em Taguatinga; e outro na Vila Buritis, em Planaltina.

Aqueles que desembarcarem no aeroporto de Brasília, podem pegar um ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto. As linhas são: 0.113 (Aeroporto / Esplanada / Setor Hoteleiro Norte e Sul / Centro de Convenções); 113.1 (Aeroporto / Setor Hoteleiro Norte e Sul / Centro de Convenções); 113.2 (Setor Hoteleiro Norte e Sul / Centro de Convenções / Aeroporto); 129.1 (Guará / Paranoá (Aeroporto)); 0.102 (Rodoviária do Plano Piloto / Aeroporto); 0.011 (Terminal Asa Norte / Esplanada (L2 Norte)) / Aeroporto (Eixão Sul)); e 102.1 (Rodoviária do Plano Piloto / Aeroporto (HFAB)).

Da rodoviária, as opções de ônibus para chegar às festas na Praça dos Prazeres, no Setor Bancário Sul, no Estádio Nacional, na Vila Buritis e no Taguaparque são várias. Por isso, confira todos os detalhes de linhas e horários no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Além dos ônibus, haverá a opção do metrô, que mudará o horário durante o carnaval. As estações funcionarão das 7h à 0h, de sábado a terça-feira. Porém, no domingo, os portões abrem às 11h30. Veja onde encontrar o acesso aos trens no site da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Cuidado com a alimentação

Manter a energia em alta no carnaval é o que todos querem. Para isso, a nutricionista Jaqueline Alves recomenda uma alimentação balanceada e muita água. “A ingestão de 2 a 3 litros de líquido por dia é o ideal. Além da água, sucos, chás gelados ou água de coco são bem-vindos.”

Porém, isso não vale para bebida alcoólica. Segundo ela, o excesso do álcool provoca desidratação e perda de minerais. Por isso, a dica é: para cada copo de bebida alcoólica, um de água.

Em relação à alimentação, a nutricionista recomenda comer bastante fruta, como melancia, melão, laranja, abacaxi e banana, pois são ricas em água e sais minerais. “Durante a festa também é interessante levar um mix de nuts (amendoim, castanha, uva passa ou amêndoa), pois ele fortalece a energia e repõe nutrientes de forma rápida”, orienta.

Jaqueline explica ainda que ficar em jejum por muito tempo não é a melhor alternativa, pois o corpo precisará de todas as reservas de energia que dispõe para se manter ativo durante a folia. “Começar com um café da manhã com alimentos integrais, frutas, geleias sem açúcar ou iogurtes naturais com granola light e mel são ótimas opções para quem não quer ter a sensação de que comeu um boi.”

Look para arrasar

No carnaval, é comum as pessoas se fantasiarem, aliás, essa é uma das maiores tradições. Porém, para quem não é tão fã, a consultora de moda Dariane Vale destaca algumas opções de peças. “As melhores escolhas são os shorts jeans para usar com body ou top cropped com shorts clochard, aquele modelo mais altinho marcando a cintura. Para valorizar o look, um nozinho frontal ou lateral deixará mais estiloso e atual.”

Segundo ela, vale abusar da  purpurina, confetes e brilhos. “O neon, com vibração e calor, é a escolha de cor ideal para a festa. Rosa, verde, amarelo, lilás e laranja também são cores que podem compor looks maravilhosos.”

Mas não adianta a roupa ser linda e desconfortável. Se a peça tiver muito poliéster, é certeza que o carnaval será bem quente. “A malha de algodão é a minha preferida: podemos encontrá-la em camisas, vestidos, shorts, calças e outros. Ela traz conforto, seca rápido, não amassa fácil e faz parte da coleção da maioria das lojas”, recomenda.

Para quem é de fora e quer trocar sua moeda

Antes de sair para qualquer folia na cidade, passe em uma casa de câmbio para não chamar a atenção com dinheiro estrangeiro nos blocos. Veja alguns locais seguros para fazer a troca:

Europa Câmbio:
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek
Horário: de segunda-feira à domingo, das 8h às 23h
Site: www.europacambio.com.br  

Confidence Câmbio:
Pátio Brasil Shopping (SCS Quadra 7 – Bloco A, na Asa Sul)
Galeria do Hotel Nacional (SHS Quadra 1 – Bloco A, na Asa Sul)
Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte Conjunto J, na Asa Norte)
Iguatemi Shopping (SHIN CA 4, no Lago Norte)
ParkShopping (SAI/SO Área 6580)
Taguatinga Shopping (QS 1 – Rua 210 – Lote 40 – Pistão Sul, em Taguatinga)
Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN Trecho 1 – Conjunto 1b – Bloco C)
Site: www.confidencecambio.com.br

Max Câmbio:
Centro Empresarial Mont Blanc (SEPS 705/905 – Bloco C – 3º Andar – Sala 334, na Asa Sul)
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h às 17h
Site: www.maxcambio.com.br

KMS Câmbio Exchange:
Venância Shopping (SHCS 8 50/60, na Asa Sul)
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados, das 10h às 18h
Site: www.redecambioseguro.com.br/brasilia/kms

O que levar para os blocos de carnaval?

Por fim, separamos dicas sobre alguns itens indispensáveis para você levar para a festa:

Dinheiro em espécie – Facilite o troco do vendedor. Evite levar dinheiro com cédulas altas e cartões, pois muitos lugares podem não passá-lo.

Documentos autenticados – É preferível que você leve uma cópia autenticada do seu documento oficial com foto. Isso porque o risco de perdê-lo é grande. Evite dor de cabeça!

Beba água – Mantenha o corpo hidratado e evite o mal-estar. De preferência, leve sua garrafinha, pois dificilmente você encontrará bebedouros.

Evite bolsas grandes – Em vez de levar mochilas e bolsas volumosas, opte por uma pochete. É prática e evita a exposição.

Use camisinha – Essa dica pode ser velha, mas não deixa de ser uma das principais. Use camisinha! Essa atitude simples protege você contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

*Texto: Darcianne Diogo
estagiária sob a supervisão do editor-chefe Renaro Cardozo

Foto: Barbara Cabral/Esp.CB/DA.Press

Compartilhar

Veja mais

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet