Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
Voltar

Cine Brasília

A história do Cine Brasília está definitivamente ligada à de Brasília. Inaugurado dentro da programação que comemorou a transferência da capital do País, em 22 de abril de 1960, o cinema desde então incorporou-se ao lazer dos pioneiros, oferecendo maior conforto e novas oportunidades de entretenimento.

Antes mesmo de ser inaugurado, foi arrendado à Companhia Cinematográfica Luiz Severiano Ribeiro. Projetado por Oscar Niemeyer para ser o cinema da unidade de vizinhança, junto ao complexo que teria ainda uma quadra de esportes, o Cine Brasília foi erguido sob o aval da Novacap pela Companhia Construtora Pederneiras SA, pertencendo originalmente àquela empresa.

Na programação inaugural foram projetados grandes sucessos de bilheteria como Anáguas a Bordo, com Gary Grant, A Canoa Furou, com Jerry Lewis, e O Discípulo do Diabo, com Kirk Douglas e Burt Lancaster.

No ano de 1965, tempo em que o nosso cinema tinha uma produção constante mas convivia com a repressão, ditadura e falta de dinheiro, os produtores e diretores solicitavam apoio do governo. Nesse clima ocorreu em Brasília, de 15 a 22 de novembro daquele ano, a primeira Semana do Cinema Brasileiro, que depois passou a chamar-se Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A ideia era trazer o cinema nacional até a capital da República e ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre cineastas, produtores e técnicos da área.

Fonte: Secretaria de Cultura

 

 

Compartilhar
Endereço
Endereço

Entrequadras 106/107, na Asa Sul

Endereço
Telefone

(61) 3244-1660

Horário
Horário

Consultar a programação de filmes

Site
SITE

Visitar

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet