Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
Voltar

Espaço Cultural Renato Russo

A história do Espaço Cultural Renato Russo começou em 1974 quando galpões que abrigavam a sede extinta da Fundação Cultural do Distrito Federal – e também funcionavam como depósitos – transformaram-se no Teatro Galpão. A primeira peça encenada no local foi O Homem que Enganou o Diabo e ainda Pediu Troco, do jornalista Luiz Gutemberg, sob a direção de Lais Aderne. Um sucesso de público e crítica.

Em 1975, o diplomata Wladimir Murtinho – então à frente da Secretaria de Educação e Cultura – se entusiasmou com as possibilidades do espaço e, em 1977, foi ampliado e rebatizado como Centro de Criatividade, que incluía, além do Teatro Galpão, o Galpãozinho e as galerias de arte. Tornou-se ponto de encontro dos artistas da cidade.

Já com o nome Espaço Cultural 508 Sul, o local passou por reformas e, após quatro anos fechado, foi reaberto em 1993, com fortalecida vocação para formação na área das artes.

Em janeiro de 1999, em homenagem ao líder da banda de rock Legião Urbana, o local ganhou o nome de Espaço Cultural Renato Russo e se consolidou ainda mais como parte essencial da formação artística e cultural da juventude do Distrito Federal.

Dez anos mais tarde, em 2013, o espaço foi fechado novamente para que fossem feitas adequações nas instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndios e acessibilidade. Em 2018, o espaço foi reaberto.

O Espaço Cultural Renato Russo abrange dois teatros, o Galpão e o Robson Graia; o cineteatro Sala Marco Antônio Guimarães; as galerias para exposições Parangolé e Rubem Valentim; o ateliê de pintura; a Biblioteca de Artes Ethel Dornas, com gibiteca e musiteca; a Sala Multiuso para oficinas, espetáculos e ensaios; o Galpão das Artes (artes visuais), a Praça Central e o Mezanino.

Fonte: Secretaria de Cultura

Compartilhar
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A.
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A.
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A.
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A.
Endereço
Endereço

CRS 508, na Asa Sul

Endereço
Telefone

Contato indisponível

Horário
Horário

De terça a sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10 às 19h. Segunda-feira: funcionamento interno e ensaios e oficinas pré-agendadas

Site
SITE

Visitar

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet