Escolha a sua língua

English
Portuguese
Spanish
Azerbaijani
Basque
Bengali
Belarusian
Afrikaans
Bulgarian
Catalan
Croatian
Czech
Danish
Dutch
Esperanto
Estonian
Filipino
Finnish
French
Galician
Georgian
German
Greek
Gujarati
Haitian Creole
Hebrew
Hindi
Hungarian
Icelandic
Indonesian
Irish
Italian
Japanese
Kannada
Korean
Latin
Latvian
Lithuanian
Macedonian
Malay
Maltese
Norwegian
Persian
Polish
Albanian
Romanian
Russian
Serbian
Slovak
Slovenian
Swahili
Swedish
Tamil
Telugu
Thai
Turkish
Arabic
Ukrainian
Urdu
Vietnamese
Welsh
Yiddish
lang
O Que Fazer
Onde Comer
Onde Ficar
Sobre Brasília
Contatos
Eventos
Notícias
Voltar
Instagram
Twitter
Youtube
Facebook
Voltar

Museu Nacional

O Museu Nacional Honestino Guimarães é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e outros eventos culturais.

Concebido por Oscar Niemeyer, o Museu Nacional tem um formato semiesférico. A cúpula mede 25 m de raio, a base 32,6 m de raio e ele tem 26,25 m de altura. Sua área total é de 15.000 m². Seu interior é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino. No pavimento superior, com acesso independente por meio de duas rampas, está a grande área de exposições com um vão inteiramente livre de 3.203,19 m², exclusivamente destinado a mostras.

Acima deste vão está o mezanino, que é uma plataforma de 719,63m² e a ele estão ligadas as rampas e elevadores provenientes do expositivo, mais a plataforma de carga e a escadaria de serviço. No piso térreo encontra-se uma das entradas principais do prédio que dá acesso ao auditório maior (700 lugares) e a outro menor (85 lugares). Ainda neste espaço encontra-se a galeria do térreo que recebe exposições de pequeno porte. As manifestações culturais também ocorrem na área externa do Museu, que é circundado por três espelhos d’água.

A estrutura do prédio é toda em concreto, e sua cobertura também é de concreto, o que gera uma estrutura dupla. A face externa da cúpula recebeu impermeabilização contra água e ressecamento, antes da pintura, toda na cor branca.

A face interna da calota, visível do expositivo e mezanino, foi recoberta com placas de gesso; a parte inferior foi pintada com tinta à base de água e a parte superior coberta por revestimento acústico. A iluminação ambiente é indireta, feita por reflexão, a partir do piso de um grande lustre central.

O lugar foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: “Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Património da Humanidade”.

Fonte: Secretaria de Cultura

Compartilhar
Endereço
Endereço

Setor Cultural Sul Lote 2, na Esplanada dos Ministérios

Endereço
Telefone

(61) 3325-5220
(61) 3325-6410

Horário
Horário

De terça a domingo, das 9h às 18h30

Site
SITE

Visitar

CDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZetCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZet