Foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília. É a residência oficial do presidente da República. Projetado em 1956 e inaugurado em 30 de junho de 1958, é uma das obras-primas de Oscar Niemeyer.
É um edifício retangular, com dois pavimentos, que tem como principal elemento a fachada de vidro e as colunas de mármore branco, que se tornaram símbolo de Brasília.
O conjunto arquitetônico inclui uma capela com obras de Athos Bulcão e o espelho-d’água, complementado pelas esculturas “As Iaras”, de Alfredo Ceschiatti, e “O Rito dos Ritmos”, de Maria Martins. No seu interior, abriga obras de grandes nomes da arte contemporânea como Volpi e Portinari.
O palácio atrai turistas que fizeram do espelho-d’água uma espécie de poço dos desejos, no qual jogam moedas e fazem pedidos.
Fonte: Secretaria de Turismo