Sede do Ministério das Relações Exteriores e conhecido como Palácio dos Arcos, o Itamaraty é uma das obras mais conhecidas de Oscar Niemeyer. Com fachadas em arco que sustentam a cobertura como a de uma enorme varanda que se sobrepõe ao bloco recuado com fachadas de vidro, essa superestrutura repousa sobre um amplo espelho-d’água que acolhe a escultura Meteoro, de Bruno Giorgi, e possibilita a reflexão das fachadas, conferindo leveza ao edifício e neutralizando o peso do concreto aparente.
A entrada principal está no nível da Esplanada dos Ministérios e dá acesso a um grande salão de recepção. Dele, tem-se acesso ao segundo pavimento por meio de uma escada em espiral, que determina o caráter solene e receptivo do piso térreo. Projetada por Milton Ramos e Joaquim Cardoso, a escada é uma verdadeira escultura que oferece uma perspectiva harmônica de qualquer ponto no interior do palácio.
O piso térreo é formado por um grande jardim de conceito tropical, do paisagista Burle Marx, que interage com obras de arte assinadas por grandes artistas como Cândido Portinari, Mary Vieira, Manabu Mabe, Franz Weissmann, Alfredo Ceschiatti e Victor Brecheret. Há uma grande varanda de onde se pode contemplar a esplanada, os ministérios, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
Fonte: Secretaria de Turismo