O Quartel-General do Exército foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1973. É um conjunto de linhas sóbrias complementado por um palanque, cuja cobertura é uma casca de concreto com interessante efeito acústico, conhecida como a copa da espada de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.
Em frente ao QG está a Praça Duque de Caxias – com um obelisco em homenagem a Duque de Caxias, conhecido como a própria espada de Caxias, e um jardim cujo projeto paisagístico de Burle Marx contempla, ao centro, um lago artificial onde se destacam algumas esculturas de pedra em forma de cristais de rocha. Conhecida como a Praça dos Cristais, forma um triângulo equilátero de 102 mil m² constituído de canteiros e espelhos-d’água, dos quais emergem cristais em concreto, que representam as riquezas existentes no Planalto.
O Quartel-General do Exército possui ainda o auditório Pedro Calmon, com capacidade para 1,2 mil lugares, estilizado na forma de uma barraca de campanha, e o Oratório do Soldado, que se destaca pela planta circular de concreto armado, localizada no centro de um espelho-d’água, cujo acesso se faz por uma passarela.
A simplicidade do conjunto confere ao templo um ambiente de tranquilidade e harmonia.
Fonte: Secretaria de Turismo