O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico rendeu à Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade – o único concedido a uma cidade moderna. Suas curvas inovadoras, ruas organizadas por setores e ampla área verde são admiradas internacionalmente. De todas, a Capital do Brasil foi a mais planejada. Sua concepção é assinada por mestres, o que a torna um verdadeiro museu a céu aberto.
Contempla os principais projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, bem como as obras de outros ícones da arquitetura moderna como João Filgueiras, Nauro Esteves, Milton Ramos, Paulo Zimbres, Lúcio Costa e Alexandre Chan.
Itinerário:
1ª Fase – Da Construção: Brasília Palace Hotel, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Cine Brasília, Congresso Nacional, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Museu Histórico de Brasília, Palácio da Alvorada, Praça dos Três Poderes, Supremo Tribunal Federal, Teatro Nacional Claudio Santoro e Universidade de Brasília.
2ª Fase – Consolidação: Quartel General do Exército, Memorial JK, Ponte Costa e Silva, Palácio da Justiça Raymundo Faoro e Palácio Itamaraty.
3ª Fase – Transição Democrática: Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Oscar Niemeyer, Memorial dos Povos Indígenas e Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.
4ª Fase – Democrática: Catedral Militar Rainha da Paz, Conjunto Cultural da República, Procuradoria Geral da República e Superior Tribunal de Justiça.