É a justiça mais antiga do País, com mais de 200 anos. Ela decorre da própria existência das Forças Armadas. Como justiça especializada, julga os crimes militares previstos no Código Penal Militar, tendo como principais jurisdicionados os militares das Forças Armadas e, em certos casos, até civis.
O museu do STM reúne peças e documentos que remontam à época da chegada da família real portuguesa ao nosso País. É o resgate de mais de 200 anos de história, relembrando fatos e personagens importantes da Justiça Militar, e consolidando a formação da identidade cultural e histórica brasileira.
O acervo é constituído de obras de pintores de renome como Rodolfo Amoedo, Auguste Petit e Solon Botelho retratando os chefes de Estado do período imperial, além dos patronos das armas militares e o dos advogados.
A galeria ainda possui retratos dos ministros, estátuas representando a Justiça, vestuário, condecorações, louças, mobiliário, relógios, objetos de decoração, placas comemorativas e de localização.
Fonte: Superior Tribunal Militar